sexta-feira, 9 de abril de 2010

O não estar presente em momentos importantes

A hora, era do remexer de panelas e tachos, … eu mantenho-me na cozinha, misturando feijão-frade, ovo cozido, atum, e uma cebola morena, … tudo me parece como sendo uma bela de uma salada fria, para este dias que começam a entrar soalheiros e quentes, … desejos de quem tem fome e apetite por um petisco; o saca-rolhas, troce, troce, e troce em espiral, penetrando a cortiça de um colheita alentejana de 2006; o pão torrado aguarda pelo manjar; … puxo a almotolia do azeite para acasalar e apaziguar o repasto. Os filhotes brincam em correrias de fim de tarde, pelos corredores da casa, … “Pai! Vou fazer um xixi!” diz a filhota… “Anda pequeno; vem com a mana!” acata a ordem e segue-a…
Há um murmurar de falas e risos, que vem da sala de banho, … de rompante, correndo para não perder a novidade, surpreende-me: “Pai! O mano fez xixi, e cócó!”
Após dois anos e meio e uns trocos de espera, depois de várias fraldas, cuecas e mini boxers sujos e encharcados, depois de horas torturantes sentado no penico, depois do estorricar da paciência aos pais e avós, e depois de várias lutas contra o estado fisiológico do rapaz, eis senão que aparece a rendição, … uma vitória ganha. Quais formulas mágicas de frutos ricos em fibras e laxantes, ou ainda massagens abdominais, … lembrou-se, perdeu o medo e lá se deixou ir pela força da natureza.
Que data memorável, vou registá-la para a história do moço, … a maquina fotográfica já em punho, para dignamente voltar a reconstruir o cenário e o enredo da acção,… registar a cena, … a acção, o filhote sentado no patinho, e o respectivo produto a boiar: “Pai! Eu puxei a água! Já não há nada para ver!” Perdi a curta-metragem de uma grande produção caseira, … já tencionava vender a reportagem á Lusa, ou á agência Reuters, ou eventualmente a um canal nacional que desse mais ênfase á coisa, com entrevistas aleatórias aos pais, irmã, tios, amigos, padrinhos, avós, primos, gata Pink, vizinho, prior, padeiro, presidente da junta, carteiro, e ainda alguma figura nacional proeminente e pública, como por exemplo o nosso primeiro.
Desmoronou-se a minha grande oportunidade, … “Pai! Para a próxima, não carrego no autoclismo! Chamo-te primeiro para ver.” Obrigado filhota, isso vai servir de consolo, … puxo um sms para a esposa, a comunicar a novidade.
É melhor acabar de jantar, e lavar a loiça …

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se gostas, comenta: