domingo, 25 de abril de 2010

Dúvida de ser lobita ...

“Pai! O que é um escuteiro?” … ai que já lá vem problemas, pela intercalação, … mais um desafio ás minhas experiências de vida, e á sabedoria dos diz que disse, …
“… bom, …ehhhh, … hummm, … deixa cá ver, …” talvez seja melhor engasgar-me, e mudar o assunto para tipo: olha uma estrela cadente! Deixar de pieguices e avança… testa suada, … como iniciar esta explicação, …
“Como sabes, existem pessoas, que nos protegem e salvam, no dia-a-dia: … os policias, os médicos, os bombeiros, … enfim muita gente” … o olhar dela mostrava-me que a lógica não enquadrava em lado nenhum, … é melhor abordar de outra forma.
“Espera! O que pensas que quer dizer escuteiro? Ou melhor, que palavra soa a escuteiro?” … dedito na boca, e olhar revirado de quem vê passar a estrela cadente! …”ehhhhhh!” … ser explicador de situações inóspitas que aparecem na vida das crianças, não é tarefa fácil; tenho de deixar de ler livros de jornalistas e historiadores conceituados, e passar a devorar o manual de várias edições: “Como responder a perguntas difíceis, para pais com pouco poder imaginativo para ludibriar os seus filhos”
“Escutar?” … isso, … “O saber escutar, quem está em perigo, quem precisa de um ombro amigo, quem precisa de ajuda, ouvir a natureza, … no fundo eles têm um lema: Estar alerta!” será que expliquei alguma coisa com nexo, … vou rematar com mais umas ideias: “… é ser polícia, bombeiro, médico, guarda-florestal, professor, astronauta, mecânico, jornalista, cantor, advogado, … numa só pessoa. Percebeste?” O silêncio reinou boquiaberto; penso que falhei no exame oral, … “Percebi mais ou menos, pai!” … ufa! Deu nota para passar, passei á tangente…
“Posso ir para os escuteiros?” … afinal a explicação deu frutos. “Claro! Se quiseres! Vamos falar com a mãe, e depois com os chefes do agrupamento, e tratar da tua entrada. Pode ser?” acedeu de satisfação, e continuou na sua calma tarefa, … penso que passei a mais um desafio, …
“Pai! O que é um advogado?” , … estou feito, o universo entrou em espiral, …vou consultar o meu amigo pastor, talvez me dê meia dúzia de directrizes, ...

P.S. - Promessa feita: a filhota é lobita, agora, ... auuuuuuuuuu!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se gostas, comenta: