quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fim de semana BP

"Escreveste algo sobre o fim de semana que passamos, pai?" indagou a filha num daqueles pequeno almoços rápidos a despachar, antes-de-ir-para-a-escola-e-trabalho.
Realmente, as obrigações de pai, marido e funcionário, encostaram á borda e na totalidade,  as experiências daquele fim de semana.
"Prometo que vou falar" disse, ... e aqui está.
Tudo se passou nos meados do findo mês.
Uma semana antes, reunimo-nos, na sede, numa das alcateias ..., dirigentes, pais, ...
A apresentação das actividades, novas adaptações  e orientações pedagógicas, e um primeiro desafio: acampamento acompanhado dos pais.
"Nós vamos!" em representação do agregado familiar ...
O fim de semana apareceu, e com ele uma precipitada semana diluviana, ... "Altera-se para um acantonamento!" foi a sugestão dada via sms pelos chefes.
Mochila de campismo da filhota preparada, e mais sacos-cama, colchonetes, pratos, talheres, toalhas, pijamas, fatos treino, ... em versão multipla de três.
Voltou o espírito aventureiro ... trouxa ás costas, isto é, na carripana, e ... destino "logo se vê onde vamos parar".
Cheguei um pouco mais tarde com o grandão, a viatura, o material de campismo, ... a esposa participa num "rally-paper" ou "peddy-paper", com a filhota, de modo a saborear um pouco o trabalho de equipa em orientação ...
Depois das equipas reunidas, gritos de guerra treinados, e apresentação na formatura, seguimos para a base do acantonamento, ... e espojamo-nos a um canto. Tarefas divididas, equipas de jantar escolhidas, começam a confeccionar uma rápida refeição quentinha: o tradicional arroz branco, a bela da fêvera assada, a salada temperada, ... o desenrascado.
Barriguinha cheia, tarefas cumpridas, ... acalmar que vem aí o "fogo de conselho": alguns jogos divertidos, algumas músicas de fileira, ... a galhofa em que todos participam, e em que as diversas idades revelam a sua parte artística e cultural: confraternizar.
O sono chega; o grandão começa a aninhar-se; a filhota partilha um canto com uma colega; nós esticamos a tralha e pernoitamos. Assisto ao momento exacto em que o grandão sucumbe ao sono, ... maravilhoso.
A noite passa ... e clareia ... o dia chega. O som estridente do apito madrugador, desperta todo o acantonamento. Acordar, levantar, movimentar, ... e recolher a tralha dispersa.
Limpo o sítio da estadia, e viaturas recarregadas, uma surpresa para o grupo de chefes, pais e filhotes: futebol humano. Quedas, risos, golos, galhofas, ... um bom terminar de actividade.
Para o final, antes das despedidas "do até para a semana", uma roda sentada, e o falar ... um a um ... um diagnóstico, uma opinião: "um fim de semana em pleno com a família, numa actividade diferente; além de já ter vivido o espírito de Baden-Powell, juntamente com alguns chefes e pais, aqui presentes..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se gostas, comenta: