segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Resumo de féria(nte)

Chegou o dia, tão aguardado… o sornar, o levantar tarde, o nada fazer, o lagartar, o descansar, … 10 dias úteis de férias.
“Às 8:00 horas da manhã em minha casa! Carregar ferramenta! Depois passamos ao Norte para uma cafézada, e …” disse-me o pai, no dia anterior. O trabalho prometia ser breve: refazer pela trigésima vez, o relvado do jardim; … “ parece a casa de um emigrante.” Que gavão que levei! A justificação do não ter tempo, não se enquadrava neste momento.
Ordem de trabalhos: estonar todo o jardim, para erradicar as hastes e caules das ervas daninhas, de modo a trabalharmos mais facilmente; cavar todo o jardim, com enxada de pontas, numa terra rija que parecia pedra; gadanhar todo o jardim, para retirar raízes e pedras; roubar hastes de escalrracho, para plantar; e regar abundantemente o jardim, a ialma (com mines) e o coiro (com suor e calor á brava). O jardim outrora, selvático e intransponível, dava agora lugar a uma belíssima paisagem de arquitectura floral, que faz frente ao próprio jardim de Versailles, quiçá. Tempo orçamentado para a tarefa: 2 dias; tempo gasto: 6 dias; receita: perdi 4 dias de sorna, … no entremeio de tal façanha, ainda deu para algumas bricolages, como reparação de pavimentos e calçadas, troca de algumas lâmpadas, aperto de parafusos e lubrificação de portas, lavar e arrancar ervas daninhas das calçadas, e … limpezas. Sim! Limpezas. Um dia para a limpeza geral de casa: aspirar, quartos a assoalhar, limpar o pó dos móveis, sacudir tapetes, lavar chão com esfregona, …,
Nisto tudo sobram 3 dias para descansar. Tiro um dia para praiar com os miúdos; tarefa um tanto ou quanto penosa e tonificante, com a catrefada de tralha que se acarreta para a praia, para o proveito que se vai ter… saco de toalhas, saco de brinquedos, geleira do lanche, chapéu de sol, guarda-vento, sítio para estacionar, sitio na praia, calor, confusão, … uiiiiiii, mas um momento familiar gratificante.
Sobraram dois dias para o descanso, e borga, que soube a nozes e a piscina do vizinho; deu para torrar ainda de um lado e do outro o coirato; jantar com amigos e irmos a uma festa de lavagem geral, que acabou por ser substituída, á ultima da hora, por um banho ao Oceano´s (bar). Saldo destas férias: 10 dias úteis de férias; 6 dias de jardinagem; 1 dia de limpezas; 1 dia de praia; 2 dias de sorna; férias bem produtivas; concretização de algumas tarefas, … conclusão: quando chegam as próximas férias? AAAAAAhhhhhhhhhhhhh!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se gostas, comenta: