quarta-feira, 9 de maio de 2012

A moça veio da vila...

A moça, pegou no farnel, dobrado num pano quadriculado de algodão, ... um queijo curado, uma broa, ... uma sebenta, um lápis, ... beijou o Toino e fechou a porta da entrada atrás de si.
Foi choro e pranto, ... o Toino, os pais, e amigos. Mas saiu convicta; só pediu dois dedos de paciência. Começava então o Outono... o campo secou, esverdeou, floriu, e voltou em ciclos a secar, esverdear e florir.
Três Invernos passaram, ... os postais chegavam ao ritmo da confiança, impregnados de  fé, aromatizados a canela e histórias da grande vila...
"Tudo me ensinou, o que há de mais belo e triste no mundo..." dizia o último postal de cores caleidoscópicas .
Ela queria regressar, com novidades ...
Fiquei alegre e vaidoso, ...vesti o fato domingueiro, a camisa festiva de folhos, a bota cardada, um pouco de colónia sobre o peito, ... agarrei na pasteleira, e desembestado ladeira abaixo, voei até á paragem da camioneta, que chegava então, ... pouca gente nos lugares; ela sozinha saiu ...
Trazia o vestido de padrão castanho vintage e quadrados azul retro, três sebentas, um canudo, uma gerbera branca e os olhos amêndoa mel que raiavam de verde, sob o sol:
"Consegui Toino!"
Apertei-a num beijo: "Eu sabia Tata!"

6 comentários:

  1. Muito bom este texto.
    Tem um não sei quê de antigo e está actual ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  2. El Matador: Adoro esta embrulhada de épocas... obrigado! Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo! Parecia saído directamente das páginas do "Livro" do queridíssimo José Luís Peixoto! Não sei qual é a tua opinião sobre ele... Eu adoro, por isso, é um elogio! =)

    ResponderEliminar
  4. Briseis: Por acaso ando com curiosidade para ler algo dele... mas nunca li. Mas por alguns "posts" e crónicas, que tenho lido dele, vou ganhar coragem para ler, ... depois de acabar os que ando a devorar. Obrigado pela visita...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. conseguiu...
    eu também sabia que ela conseguia...

    cuida bem do teu fato domingueiro e usa-o não só para ires pagar a décima...

    jajaja

    abrazo serrano

    ResponderEliminar
  6. mixtu: é verdade! Conseguiu!

    O fato domingueiro, é mesmo para ocasiões festivas e formais... incluindo a visita á Casa do Povo, confissões, casamentos, ida á Vila, ... etc e tal.
    Obrigado pela visita...
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Se gostas, comenta: